FORMULANDO ESTRATÉGIAS A PARTIR DE DADOS: AS ETAPAS DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO



Quem trabalha com dados sabe que essa é uma área com infinitas possibilidades atualmente. Vivemos na era digital, onde a oferta de dados é enorme. Nunca tivemos tanta informação como nas últimas duas décadas. As ferramentas analíticas do Google e do Facebook nos oferecem uma série de insights já prontos. Existem também os softwares de datamining que, com funcionamento semelhante aos já citados, vasculham a Internet a partir das buscas predeterminadas pelos seus usuários. Essas ferramentas oferecem uma infinidade de dados para quem as utiliza. Contudo, é importante que saibamos fazer o seguinte questionamento: somente com o uso de Inteligência Artificial (IA) conseguimos gerar estratégias para que possam ser colocadas em prática nas nossas empresas?


A pergunta é complexa, sendo necessária uma reflexão mais profunda sobre o tema. O mercado de Inteligência de Mercado vem crescendo atualmente, sobretudo no que diz respeito ao uso de tecnologia para gerar insights de negócios. É inegável que essas ferramentas aumentam o alcance de busca desses dados, entretanto, elas carecem de profundidade de análise, que somente com metodologias de construção de estratégias serão transformadas em ação.


O processo de construção de Inteligência de Mercado focado em ações estratégicas pode ser resumido em um funil, no qual tem como intuito ilustrar as suas etapas.


ETAPAS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO: O FUNIL DA AÇÃO ESTRATÉGICA.


A ilustração do processo de construção de conhecimento em um funil nos facilita a compreensão de cada etapa dessa tarefa, composta pelas etapas de: Dados, Informações, Oportunidades/Insights e Ação. Verificaremos cada uma delas:


DADOS: Trata-se da etapa inicial do processo de construção de conhecimento/ação estratégica. É nela que vamos fazer a nossa coleta de dados, seja por pesquisa de mercado, Desk Research, ou, até mesmo, utilizando IA. Trata-se da etapa com maior abrangência desse processo, justamente por existir uma oferta infinita de dados que deve ser trabalhados nas fases posteriores.


INFORMAÇÕES: Aqui os dados devem ser cruzados com outros, sejam dados internos ou externos. Para exemplificar, podem-se utilizar dados de share de mercado (aumento ou redução) com indicadores socioeconômicos (IPCA, PIB, Dólar, Desemprego, etc.). Nesse momento o profissional deve fazer o refino dos dados coletados, os correlacionando com a realidade interna da empresa, do setor e socioeconômica.


OPORTUNIDADES/INSIGHTS: Nessa fase conectamos a informação às oportunidades de aprimoramentos do negócio. Aqui já é importante possuir um conhecimento profundo do negócio, do seu mercado e sua conjuntura. Para exemplificar, podemos pensar em uma empresa que, na busca de dados e processo de produção de informação, conclui que perdeu share de mercado em algum segmento de sua produção. A oportunidade seria a ideia de como ela pode resolver esse problema, qual o insight que poderia ser gerado a partir dessa informação. Em uma empresa de moda, por exemplo, poderia ser o lançamento de uma nova coleção com um direcionamento diferenciado de público.


AÇÃO: E, por fim, aqui formulamos a estratégia de ação a partir do processo de coleta de dados passando pela produção de informação e geração de oportunidades/insights. Nesse momento será tomada uma decisão, que impactará a empresa de forma prática, seja na sua produção, em suas campanhas de marketing, etc. É a resposta prática a tudo que foi estudado anteriormente, e a razão de ser de todo o processo.


Como vimos, a formação de estratégias empresariais, embasadas em dados, necessita de um olhar além da tecnologia. As soluções de machine learning são muito importantes na produção desse conhecimento. Essas ferramentas nos dão volume de dados que são a etapa inicial para a formação de conhecimento/estratégia. Contudo, para as etapas posteriores, o profissional de Inteligência de Mercado precisar aprofundar seu conhecimento, fazer o cruzamento desses dados e conectá-los com a realidade do seu negócio.


A Bureau de Projetos e Pesquisa pode lhe ajudar nesse desafio. Somos especialistas em análise de dados focada em inteligência de mercado e produções de estratégia. Oferecemos o serviço de CONSULTORIA ESTRATÉGICA EM INTELIGÊNCIA DE DADOS lançando um olhar customizado para cada cliente, através da equipe de profissionais especialistas em análise e organização de banco de dados, com experiência em inteligência de mercado, podendo realizar análises conjunturais e projeções.

Quer saber mais sobre nosso trabalho fale conosco pelo e-mail bureau@bureaudeprojetos.com.br e nos siga nas nossas redes sociais.


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