top of page

ENTENDENDO O PRESENTE PARA PLANEJAR O FUTURO: O PAPEL DA PESQUISA DE MERCADO NO PLANEJAMENTO ESTRATÉ


Qual o melhor momento de se realizar uma pesquisa? Essa é uma das perguntas mais frequentes destinadas aos profissionais da área. Na Administração atual, na qual se busca o Processo de melhoria contínua, a utilização de metodologias de Pesquisa pode ser enquadrada em praticamente todas as etapas de uma gestão.

Todavia, a Pesquisa ainda é pouco usada no processo inicial da gestão de uma empresa, ou seja, em seu Planejamento Estratégico. Via de regra, as corporações iniciam suas atividades baseadas nas experiências dos profissionais que a integram ou intuitivamente, tendo pouco conhecimento sobre o seu consumidor e o nicho a ser explorado.

Devido ao aumento da complexidade do mercado atualmente (gerado por avanços tecnológicos, instabilidades econômicas e políticas) a dificuldade de formatar e executar o Planejamento Estratégico aumentou. Além disso, a quantidade de meios de informação disponíveis ao consumidor faz com que o seu comportamento se torne muito volátil, exigindo das empresas constantes transformações e um conhecimento muito mais aprofundado, visando atender às necessidades de consumo. Diante desse quadro de incertezas de Mercado, e de um consumidor cada vez mais informado e exigente, conhecer o ambiente em que está inserido e os desejos e necessidades do cliente são etapas fundamentais para o Planejamento de uma empresa.

Nesse sentido, a Pesquisa de Mercado traz informações estratégicas sobre o que o consumidor pensa da marca de uma empresa, do seu produto e do próprio contexto do mercado. Independente do tipo de metodologia utilizada, os dados coletados são essenciais para o entendimento do ambiente em que a organização está inserida, sendo, dessa forma, essencial para o delineamento do Planejamento Estratégico. Utilizando-se de Pesquisas de opinião quantitativas, por exemplo, podemos identificar a fatia do mercado da empresa e os stakeholders, aprimorar a gestão de marca (Brand management) e fazer previsões de demanda, bem como, empregar metodologias qualitativas, como Grupo Focais (focus group) para testes de produtos, delineando um diagnóstico do presente, um retrato do público-alvo. Essas são algumas metodologias existentes que podem oferecer informações essenciais para a elaboração do Planejamento Estratégico com maior acuracidade e inteligência de negócio.

Em suma, planejar é olhar para o futuro, e a Pesquisa de Mercado nos dá subsídios para que façamos isso com maior precisão e assertividade, reduzindo o grau de incerteza que existe em relação ao mercado e suas variações.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page