O PAPEL DA AUDITORIA INDEPENDENTE NA PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE BENEFICIÁRIOS DE PLANOS DE SAÚDE


Quando pensamos em auditoria logo nos vem à mente aquela feita na área de controladoria ou mesmo financeira não é mesmo? Mas não é somente nestas áreas que a auditoria de aplica. Ela pode ser aplicável em muitas áreas, e dentre elas a área de pesquisa.


A Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, adotou como um parâmetro de medida de qualidade a realização de Pesquisa de Satisfação de Beneficiários de Planos de Saúde sendo um componente para o Programa de Qualificação de Operadoras (PQO). O principal objetivo é mensurar a satisfação dos beneficiários com o serviço prestado pelas Operadoras de planos de assistência à Saúde. Através dos resultados obtidos na Pesquisa de Satisfação é possível planejar aprimoramentos que visem a melhoria contínua da qualidade de assistência à saúde por parte das operadoras. Faz parte desse programa o IDSS – Índice de Desempenho da Saúde Suplementar, obtido através de questões previamente estipuladas pela ANS e que devem ser aplicadas na Pesquisa de Satisfação de Beneficiários.


Com o intuito de dar maior credibilidade ao programa também está previsto, além da aplicação da Pesquisa de Satisfação feita por empresa ou instituição preferencialmente de fora da operadora, a realização de uma Auditoria Independente, que também deve seguir critérios rigorosamente estipulados pela ANS.


A Auditoria Independente tem a função de atestar a confiabilidade da Pesquisa de Satisfação e deve ser realizada por pessoa ou empresa diferente da que realizou a pesquisa. Um dos critérios estipulados é de que tenha no mínimo 2 anos de experiência comprovada em serviços de pesquisa/estatística ou auditoria. A Auditoria deve seguir critérios que dizem respeito ao planejamento, confiabilidade e fidedignidade da pesquisa e dessa forma atestar a sua veracidade.

A Auditoria, nesse sentido, é um importante componente para a pontuação da Operadora de Plano de Saúde no Programa de Acreditação, pois ela somente obterá essa pontuação se a pesquisa for realizada dentro dos parâmetros e, se a auditoria comprovar a sua fidedignidade de forma objetiva e criteriosa.


Para realizar a Auditoria Independente, você pode contar com a experiência e qualificação da Bureau de Projetos e Pesquisa. Atuamos de acordo com as especificações da ANS para o Programa de Qualificação de Operadoras (PQO).


Nossa empresa trabalha na área de Pesquisa de Mercado e Opinião e desde 2016 atende Operadoras de Planos de Saúde realizando Auditorias Independentes em todo o Brasil.


E você, ficou interessado em saber melhor como funciona uma Auditoria Independente? Agende uma reunião on-line conosco pelo E-mail: bureau@bureaudeprojetos.com.br.

Teremos imenso prazer em compartilhar nossa experiência com você.


#audutoriaindependente #ans #idss #pesquisadesatisfaçãodosbeneficiariosdeplanodesaude #programadequalificacaodeoperadoras #programadeacreditacao

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo